Notícias


Bell leva helicóptero quase até o topo do Monte Everest

Aviões a jato podem voar alto. Já o helicópteros, nem tanto. Porém,...


Cemitério de metal: o que acontece quando um avião é aposentado?

Centenas de milhares de voos ocorrem todos os anos no mundo inteiro,...


Crise no Brasil faz companhias aéreas do Pacífico deixarem o país

Uma sequência de fatores tem feito com que as companhias aéreas de países banhados pelo Oceano...



WebMail

webmail
ALERTA: Controle e uso do combustível PDF Imprimir E-mail

Trechos Relatório Final CENIPA

Da complexa rede de distribuição de combustível de aviação, um dos pontos mais vulneráveis para a segurança de voo abrange o intervalo entre o reabastecimento e o gerenciamento do consumo durante o voo.

Contaminação, abastecimentos incorretos e descontrole do consumo de combustível são erros que nos impõem estado de constante alerta.

Ninguém gostaria de enfrentar uma pane na decolagem em decorrência de contaminação. Então, o melhor caminho para evitar o problema continua sendo a realização de um pré-voo criterioso e ações preventivas de manutenção de inspeção/limpeza do sistema de combustível. Lembrando que poeira, areia, microorganismos e água são agentes frequentes na contaminação do combustível.

Visão, olfato e tato são os sentidos mais evidentes que usamos para diferenciar gasolina (AVGAS) e querosene de aviação (JET A1), contudo este conhecimento prévio não evita erros no reabastecimento e deve ser somado à supervisão do serviço em andamento.

O piloto necessita não só acompanhar o reabastecimento, como estar atento às inovações técnicas do mercado da aviação. Como exemplo, temos a operação recente no Brasil a aeronave R66 do fabricante Robinson operada com JET A1, diferente dos antecessores R22/R44 operadas com AVGAS.

Acidentes por falta de combustível são frequentes e muitas das vezes relacionados ao mau planejamento da autonomia de voo.

Os acidentes por falta de combustível são frequentes e muitas das vezes relacionados ao mau planejamento da autonomia de voo.

Uma  alimentação saudável, correta e na quantidade requerida são  necessidades básicas para o funcionamento do motor e da manutenção da  vida.


Uma alimentação saudável, correta e na quantidade requerida são necessidades básicas para o funcionamento do motor e da manutenção da vida.

Evitando a pane seca

 

 

 

 

 

 

 

 


Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos

 

Elaboração: Suboficial Gomes
Revisão e aprovação: Ten Cel Raul – SERIPA IV

Fonte: Informativo de Prevenção do SERIPA IV - Edição Nº 02/2013

 

Experiência

10anos

Sitemap

mapa-site

Produtos em Destaque



Rua Bulhões Marcial, Nº 879 - Vigário Geral - Rio de Janeiro - RJ
contato@equimec-rgse.com.br
Telefone: +55 21 3681-2904 /3448-5023 Fax: +55 21 3352-7240

Desenvolvido por abc design ltda.. XHTML CSS.