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Os desafios do terminal em Portão PDF Imprimir E-mail
  • IMPLANTAÇÃO DE AEROPORTO para atender voos de passageiros e aviões cargueiros de grande porte tem localização como trunfo

ZERO HORA

19 de janeiro de 2015

 AVIAÇÃO REGIÃO METROPOLITANA

IMPLANTAÇÃO DE AEROPORTO para atender voos de passageiros e aviões cargueiros de grande porte tem localização como trunfo

Os desafios do terminal em Portão     Os desafios do terminal em Portão

Definir o novo aeroporto internacional como prioridade é só o primeiro passo dado pelo governo federal. Mesmo que transfira a tarefa de construir o terminal à iniciativa privada, como já acenou, precisará investir em infraestrutura de acesso para os passageiros chegarem até lá.

O afastamento da Capital é um dos pontos mais criticados por quem defende como prioridade a ampliação da pista do Salgado Filho. Distante cerca de 50 quilômetros do centro de Porto Alegre, em área rural de 2,1 mil hectares em Portão, a localização do novo aeroporto é considerada estratégica geograficamente: liga a Região Metropolitana e os vales do Rio do Sinos e do Caí, além de facilitar acesso à Serra, em especial os polos de Caxias do Sul e Bento Gonçalves, que se queixam da falta de aeroportos para exportar suas produções.

 

– Quem reclama da distância é egoísta. Para outras regiões, ficará muito mais perto. Hoje, só é conveniente a quem mora na zona norte da Capital – diz o consultor Nelson Riet, da Comissão Pró 20 de Setembro.

 

Entre os trechos de acesso, estão BR-448, BR-386, BR-116 e RS-240. Hoje, estão em boas condições – nenhuma na lista de piores estradas do Estado –, mas até a conclusão das obras precisarão passar por reformas.

O novo aeroporto exigirá também investimento em transporte público, já que o deslocamento de táxi até a rodoviária da Capital será mais caro para quem desembarcar em Portão, e os passageiros não contarão com acesso via trem, como existe hoje.

Os desafios do terminal em Portão
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